Será que a segurança do seu emprego está impedindo a realização dos seus sonhos? Será que o seu emprego é realmente aquele dos seus sonhos? E a estabilidade, te traz felicidade?

As Confissoes de Schmidt - A segurança luta contra os seus sonhosOutro dia assisti ao filme “As Confissões de Schmidt” (2002) e uma parte me chamou muito a atenção. O personagem principal, Warren Schmidt, interpretado pelo brilhante Jack Nicholson, após se aposentar na seguradora Woodmen, descobre entre suas correspondências uma de uma ONG internacional que ajuda crianças na África, através de doação de “padrinhos”. Nisso, Warren decide escrever uma carta a seu “afilhado” Ndugu, um menino de 6 anos da Tânzania. Nesta carta, ele reflete sobre sua vida. Primeiro ele se ressente por ter sido trocado na empresa de seguros onde se aposentou por um jovem, um “garoto”, na sua visão de sessentão. E conta quais eram os seus sonhos quando criança, como Ndugu:

– “Quando eu era criança, eu pensava que talvez eu fosse especial… Que, de alguma forma, o destino me escolhera para ser um grande homem. Não como Henry Ford ou Walt Disney, ou alguém do gênero… mas alguém, sabe, “semi-importante”. Eu sou formado em Administração e Estatística. Planejava abrir meu próprio negócio e fazer dele uma grande corporação. Vê-la tornar-se pública. Talvez chegar entre as 500 melhores. Eu ia ser um desses caras sobre os quais a gente lê.”

Acabou que a realidade dele foi outra:

– “Mas, lembre-se, eu tinha um ótimo cargo na Woodmen… e tinha uma família para sustentar. Eu não podia pôr em risco a segurança deles. Helen… minha esposa… não permitiria isso.”

A vida é feita de escolhas, e não devemos julgar as escolhas das pessoas. Mas, trabalhando com Recursos Humanos, vejo essa situação diariamente: pessoas insatisfeitas – seja com o chefe, com a empresa, com a cidade que mora, ou qualquer outro fator – presas à segurança que o emprego traz! No serviço público brasileiro, então, com a tal “estabilidade”, essa segurança torna-se uma verdadeira prisão.

Você pode até ter uma carreira bem sucedida num emprego estável, assim como Schmidt, do filme, que chegou a Diretor da empresa que trabalhava. Mas e os seus sonhos? Que carta você quer escrever quando aposentar!?

Como falei na minha Reflexão sobre o Sucesso, o sucesso tem tudo a ver com PAIXÃO! Fazer algo que faça sentido para você, que te realize, é fundamental. Portanto, se seu sonho, sua meta, é criar sua família com segurança, ótimo! Agradeça todos os dias aquele emprego seguro e estável que você tem! Não tem porquê ficar insatisfeito!

Porém, se seu sonho está ficando para trás em nome de uma pretensa segurança no emprego, daquele dinheiro fixo no início do mês, reveja seus valores:

  • Realmente aquele dinheiro fixo é mais importante que a sua felicidade de realizar suas metas?
  • Realmente largar o emprego vai dar insegurança para sua família?
  • O que é “segurança” para sua família? É ter uma casa própria maneira, um carro do ano, computadores, roupas, celulares da moda, viagens todo ano?
  • Será que ter um pai e/ou uma mãe realizados não é mais importante para a sua família?
  • Será que sua família (esposo, esposa, filhos, pais, etc.) não vão te garantir segurança num momento de transição?

Neste quesito, meus irmãos são grandes exemplos e orgulho para mim:

  1. Meu irmão mais velho, Sávio Grossi, não tinha estabilidade no emprego, tinha estabilidade na profissão: formado em computação, vi ele mudando de empresa várias vezes, às vezes por ter recebido propostas melhores, às vezes por ter sido demitido de uma empresa e rapidamente conseguindo se realocar em outra. Sua competência o dava segurança! Ainda assim, ele optou por realizar seu sonho: sair do emprego fixo e empreender! Junto com a esposa e meu outro irmão, criaram a Pertoo, um aplicativo que facilita muito a comunicação entre pais e escolas.
  2. Meu irmão gêmeo Bruno Grossi, também formado em computação, também com estabilidade na profissão por reconhecida competência, fez algo que me surpreendeu: optou por deixar um pouco de lado a profissão e voltar aos bancos universitários para estudar CINEMA, seu grande sonho (e totalmente relacionado com o início desse artigo)! Isso com o apoio integral da esposa e filho, que entenderam a importância da realização de um sonho, mesmo que isso implicasse numa redução de renda por um período!

Lembre-se, você está escrevendo o roteiro da sua vida! Faça dela um filme de sucesso!! Só os melhores filmes têm a segurança de serem inesquecíveis!!

Se isso faz sentindo para você, compartilhe esse texto nas suas redes sociais. Talvez você conheça pessoas não pararam para pensar nisso e andam por aí focando na carreira quando deveriam focar na vida pessoal e fazendo tarefas pessoais no horário de trabalho.

Curta minha página no Facebook e se inscreva no meu canal no Youtube.

Luciano Grossi