O que é Coaching

Coaching é uma metodologia de alcance de resultados, onde, através de perguntas poderosas, você se permite sair de um estado atual indesejado, atingindo um estado desejado. Através de técnicas e ferramentas, ele permite que o Coachee (o cliente) se conheça profundamente e identifique seu potencial de forma a acelerar seus resultados!

O autoconhecimento é essencial para que uma pessoa identifique seus medos e receios que o impedem de conseguir atingir o tal “estado desejado”. Se eu “estou mal” (estado atual) e “gostaria de estar bem” (estado desejado), em qualquer questão, o que me impede, o que REALMENTE faz com que eu continue naquele estado ruim?

Muita gente tem um dragão adormecido dentro de si, capaz de grandes feitos e aventuras, mas que não sabe que tem asas para voar!

No processo de Coaching, o Coach proporciona ao Coachee reflexões sobre si mesmo, seus pontos fortes, pontos de melhoria e suas crenças limitantes, além de empoderar suas qualidades e impulsioná-lo à ação. A ação é parte fundamental do processo de Coaching, pois é só assim que o Coachee transforma a própria vida.

O indivíduo (você) é o único capaz de transformar a sua vida e, agindo, pode perceber que é capaz. Se ele souber todo o potencial que existe dentro de si, e atuar com todos os recursos disponíveis, será capaz de realizar todos os seus sonhos!

O Coaching deve fazer o indivíduo conhecer e, de acordo com o objetivo do processo, ressignificar:

  • seu ambiente, com seus limites e oportunidades;
  • seus comportamentos, como age e reage a contextos específicos;
  • suas capacidades e habilidades, tanto as genéricas quanto as estratégicas para atingir os objetivos do processo;
  • crenças e valores, identificando suas “verdades” limitantes e recriando-as para serem fortalecedoras, além de identificar o que realmente é importante;
  • sua identidade, seu verdadeiro “EU” e missão de vida;
  • sua afiliação, a que grupos pertence e as respectivas importâncias, relevâncias e influências sobre sua vida e seus objetivos/metas/desejos;
  • seu legado, o que ele está deixando e/ou o que deseja deixar como história da sua passagem pelo mundo.

O processo de Coaching, que sempre tem um número limitado de sessões (não deve ser interminável), tem um objetivo claro e específico. Cada sessão busca tratar de um ponto ou limitação específica que leve ao objetivo do processo. Assim, toda sessão deve resultar na definição de uma ou mais tarefas (ação) que o Coachee deverá realizar, de forma se conhecer, se conscientizar de uma limitação ou buscar seu objetivo final. As sessões podem ser semanais ou se espaçar por mais tempo, de acordo com a necessidade de realizar as ações/tarefas.

Sim. O Coaching é capaz de acordar seu eu interior da dormência e motivar para a ação e a realização!

Confira também uma breve pesquisa bibliográfica sobre Coaching.

Conheça o livro que te ajuda a vencer os mitos que sabotam sua carreira! 😉

Luciano Grossi